quarta-feira, 26 de outubro de 2011

TEIMOSA PRESENÇA


TEIMOSA PRESENÇA

Eu continuo acreditando na luta
Não abro mão do meu falar onde quero
Não me calo ao insulto de ninguém
 Eu sou um ser, uma pessoa como todos
Não sou um bicho, um caso raro
 ou coisa estranha
Sou a resposta, a controvérsia, a dedução
A porta aberta onde entram discussões
Sou a serpente venenosa: bote pronto
 Eu sou a luta, sou a fala, o bate-pronto
Eu sou o chute na canela do safado
Eu sou um negro pelas ruas do país.
                  
                                                                       por Lepê Correia (Severino Ramos Correia)




Dentre vários poemas, um bem pequeno chama minha atenção: “Teimosa Presença”.
O que sinto ao lê-lo? Sinto uma grande força de vontade, garra... Me senti animado e motivado por essa garra que o poema me transmite.
E que força de vontade é essa? É a de mais um ser humano, que não baixa a cabeça devido a palavras ditas e não ditas por outros; alguém que continua lutando por seus ideais, por seus direitos, por igualdade, por justiça, por respeito, para continuar vivendo de cabeça erguida.
Tenho profundo desejo de que poemas como esse continuem a ser divulgados, para que as pessoas não se esqueçam que o racismo e a desigualdade ainda não acabou e que a luta do negro no Brasil continua.


                                                                                Albert Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;