terça-feira, 25 de outubro de 2011

Linhagem
Eu sou descendente de Zumbi
Zumbi é meu pai e meu guia
Me envia mensagens do orum
Meus dentes brilham na noite escura
Afiados como o agadá de Ogum
Eu sou descendente de Zumbi
Sou bravo valente sou nobre
Os gritos aflitos do negro
Os gritos aflitos do pobre
Os gritos aflitos de todos
Os povos sofridos do mundo
No meu peito desabrocham
Em força em revolta
Me empurram pra luta me comovem
Eu sou descendente de Zumbi
Zumbi é meu pai e meu guia
Eu trago quilombos e vozes bravias dentro de mim
Eu trago os duros punhos cerrados
Cerrados como rochas
Floridos como jardins

Carlos Assumpção


Nesse poema, o eu lirico preserva o seu espirito de luta, o sentimento de revolta para com aqueles que escravizaram e fizeram sofrer os seus descendentes, e a força de resistência, que são as caracteristicas da herança negra. Quando ele diz que é um descendente de Zumbi, ele deixa explicito que faz parte das lutas dos afrodescendentes no Brasil. O eu lirico também fala sobre as suas caracteristicas que vem de sua origem, mostrando-se valente e corajoso e  envolvido com a religiosidade africana quando diz que seus dentes são afiados como a ferramenta de um Orixá guerreiro e mostra que acredita nas transformações sociais. No trecho "Os povos sofridos do mundo No meu peito desabrocham Em força em revolta Me empurram pra luta me comovem Eu sou descendente de Zumbi Zumbi é meu pai e meu guia", o eu-lirico mostra uma especie de missão que ele tem que cumprir, uma vez que Zumbi foi o guerreiro que mais simbolizou a luta dos negros e a historia dos quilombos e que atualmente é um herói brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;