sábado, 22 de outubro de 2011

Cadernos Negros e sua história.

O primeiro volume da série "Cadernos Negros", surgiu em 1978, em formato de bolso com 52 páginas, por oito poetas que dividiram seus custos.
O livro, que era vendido principalmente em grandes lançamentos, circulou de mão em mão, e distribuido para poucas livrarias, porém, agradou muito aqueles que o leram.
Desde então, um volume é lançado a cada ano, com poemas e contos de estilos diversos. Sua distribuição melhorou e quis chegar a um publico maior e diferente daquele que os seus primeiros volumes alcançou.
Até hoje, vários escritores brasileiros tem publicado seus poemas nos Cadernos. É bom dizer que não existem outras coleções literarias publicadas de forma regular com textos de escritores afro-brasileiros, e o principal motivo disso seria as dificuldades financeiras enfrentadas por esse tipo de escrita. Com isso, os Cadernos são muito importantes, pois mostram a literatura negra, e também faz com que os negros passem de objeto da escrita a tema, enriquecendo ainda mais a discussão a respeito da questão racial.
O volume "Cadernos Negros - Os Melhores Poemas", tem textos dos dezenove primeiros volumes de sua série. Ess es, tem raizes ancestrais e trazem reflexão poetica sobre a cultura e a vida dos afro-brasileiros.
No dia 17 de dezembro, foi realizado o lançamento do trigésimo terceiro volume dos Cadernos Negros, reunindo os autores: Adilson Augusto, Ana Celia, Cristiane Sobral, Cuti, Decio Vieira, Miriam Alves, Rute Saleme, Serafina Machado, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;