quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Batuque


  ''Batuque'
(Dança afro- titense)
"Tenho um tambor Tenho um tambor Tenho um tambor
Tenho um tambor Dentro do peito Tenho um tambor
E todo enfeitado de fitas Vermelhas pretas  amarelas e brancas
Tambor que bate
Batuque batuque bate
Tambor que bate
Que evoca bravuras de nossos avós
lamborquebate Batuque batuque bate Tambor que bate Batuque batuque bate tambor
que bate toque de reunir Todos os irmãos
De todas as cores Sem distinção..."

O poema acima retrata um dos mais belos poemas chamado de “Batuque” escrito por Carlos De Assumpção.
Visando mostrar os sentimentos de um negro o autor compara o tambor que é diversas vezes citado, com o coração cheio de vontades de viver livre. Mostra também em pequenos versos como a tradição das cores e das suas culturas está apregoado em volta desse enorme sentimento.
Esse sentir existente demonstra com bastante clareza o quanto eles são fortes lutadores que desde o inicio travarão diversas guerras não baixando a guarda de modo algum, jamais desistindo de sonhar.
Pode-se também destacar que o desejo deles era que todos vivessem em união, respeitado cada raça igualmente, sem nenhum tipo de preferência que inferiorizasse e preconcetue o seu próximo deixando constrangido.
Tinham eles sofrido diversas vezes apanhado, chicoteado, zombado e enfim escravizada por algumas pessoas que achavam superiores, mas ainda assim em meio a tanta dor, um sentimento habitava dentro deles, sentimento esse tão puro que poucos os têm o privilegio de senti-lo verdadeiramente, que os rodeavam junto a outros sentimentos, porém o principal deles e o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;