quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mandela

MANDELA
Nenhum cárcere pode prender, entre paredes de pedra e musgo, a música das passeatas, a voz rebelde dos jovens, o beijo de amor das mulheres no rosto negro dos homens, a aurora do novo mundo nos bairros de lata e pólvora.
II
Não, nenhum cárcere tira dos homens os sonhos de liberdade. Os sonhos desafiam as armas, o fogo não os dilacera, os homens vertem o sangue mas seguem a luta cantando.
III
Ah, senhores, que túmulo de merda será o vosso, que vermes vos roerão na morte amarga e sonora, que al­vos dragões defecarão em vossa carne. Nenhuma es­tupidez escraviza o negro ao branco e permanece impune.
IV
Qual cárcere pode prender o etéreo aroma da flor, o
horrível rugido da fera, um róseo brilho de fogo, o cari­nho de uma criança nas mãos rugosas de um velho?
Pisa, Sul da África, a nívea pele dos oceanos de bran­cura, invade as ricas cidades, derruba os prédios mal­ditos, a música da vitória acorda todos os povos, se­guiremos teu exemplo de luta e dignidade.
VI
Não, nenhum cárcere detém o crepúsculo ou impede a marcha sangrenta das horas.

Esse poema se refere a Nelson Mandela que lutou a favor da liberdade da Africa do Sul ( famoso apartheid ). Queria uma Africa do Sul livre das mãos dos brancos e foi tido pelo governo como terrorista e passou quase 27 anos preso.
O poema como um todo retrata que ninguém e nem a prisão vai tirar  o sonho de liberdade que não é só de uma pessoa mais de todo o povo sul africano , que cansou de ser dominado pelos brancos  , ninguém tira suas vontades se for pra ter guerra e sofrimento eles estarão unidos  para as suas convicções de uma pátria melhor.
Em um trecho fica bem claro a explicação a cima :

“... Não,nenhum cárcere tira dos homens os sonhos de liberdade.Os sonhos desafiam as armas,o fogo não os dilacera,os homens vertem os sangue mais seguem a luta cantando ...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;